Quais são os 8 passos para você criar o seu conteúdo? 

Primeiro passo: defina o pilar 

O primeiro passo que vou te passar hoje é escolher qual pilar de criação de conteúdo você vai usar. Ou seja, é importante que antes de mais nada você defina qual será o foco do seu conteúdo, quadro ou hashtag! Isto é, veja se vai ser um post para entreter, para inspirar, para ensinar, etc. Em outro artigo do blog eu falo mais sobre os 7 pilares da criação de conteúdo!

Segundo passo: defina em qual rede você vai postar 

O próximo passo vai ser definir em qual das redes sociais você vai postar. Você pode ter dúvida de qual combina mais. Mas, não se preocupe! À medida que você praticar, com toda a certeza, você vai saber qual conteúdo funciona melhor em qual plataforma. Cada plataforma tem a sua singularidade! Você vai perceber que têm objetivos diferentes e que, de fato, o público se comporta de um jeito próprio em cada uma.

Terceiro passo: defina o formato

Em seguida, veja qual formato faz mais sentido para esse conteúdo. Como você sabe, existem várias opções! Por exemplo, pensando só no Instagram, você pode fazer um post, um vídeo no IGTV, uma live, um stories.  Aqui também não se preocupe! A prática vai te ajudar a escolher o formato que funciona melhor para cada tipo de conteúdo. 

Quarto passo: faça um roteiro

Posteriormente, crie um roteiro. Roteiro! Sim, é importante! Estruture um guia para a produção daquele conteúdo. E, conforme a necessidade, estude o assunto. Se prepare para produzir, busque informações atualizadas, anote as mais importantes, aquelas que você não quer esquecer. 

Quinto passo: execute

Enfim, vamos lá! Botar a mão na massa! Então, produza a foto, grave o vídeo, edite o vídeo, crie a arte para aquela postagem. Faça aquilo que você idealizou!

E, não esqueça da legenda! Não deixe de colocar uma legenda seja na sua foto, no seu vídeo, em qualquer que seja o post. Repara nos meus vídeos do Youtube, por exemplo, eu sempre coloco informações na descrição. Aliás, essa é a finalidade: informar e se conectar mais com os seus seguidores. Programe e use a legenda de forma estratégica!

Bora produzir! Veja como chegar a 5 vídeos por semana!

Assista o vídeo no meu canal: 5 VÍDEOS POR SEMANA? COMO FAZER?

Sexto passo: publique

Publique o que você produziu! Aqui também você tem várias maneiras de publicar. Você pode agendar a publicação para uma data específica e há vários programas para isso. Como também você pode, por exemplo, usar o despertador do celular para te lembrar o dia e horário de fazer a postagem. Outra possibilidade é postar manualmente.

Mas não pense que acaba aqui o processo de produção! 

Sétimo passo: crie interação

Certamente, não adianta nada você postar e “sair correndo”. Além de postar é essencial você interagir com a sua audiência! Este é o momento não só de responder comentários, como também de tirar dúvidas, mandar “coraçõezinhos”, etc. A interação é extremamente importante! 

Antes de mais nada o seu público está ansioso pela sua resposta, é isso que ele quer. E mesmo no caso de você não ter ainda interação, seja como for, você pode interagir! Veja, por exemplo, quem são as pessoas que estão te seguindo. Entra no perfil delas, analisa com cuidado e carinho cada um dos teus seguidores. Conheça o seu público! 

E, além de conhecer, conecte com sua audiência! Vai lá e manda uma DM, convida para conhecer o seu canal, para ver a sua nova postagem. Quanto mais você interage, mais o algoritmo entende que o seu conteúdo é de qualidade e acaba entregando para mais pessoas.

Oitavo passo: faça uma análise 

Sim! É fundamental você avaliar como foi a performance! Depois de um tempo da postagem – uns 2 dias, uma semana -, volta naquele conteúdo e veja como foi a interação? O que as pessoas comentaram? Foram comentários positivos?  As pessoas curtiram? Querem mais? Enfim, vale a pena repetir esse formato? Ou não? E então vou fazer de uma forma diferente. Deram ideias de outros posts? 

Certamente você pode recorrer a programas que fazem essa análise. Mas, eu mesma prefiro olhar o que a minha audiência está falando, de uma forma cuidadosa. Ver onde posso melhorar e o que posso continuar fazendo, porque está dando certo.

Enfim, passamos por todos os passos! UFA!

Você vai gostar também de assistir

♡ COMO SER MAIS PRODUTIVO? https://www.youtube.com/watch?v=pb476NjRHEQ

Agora é só pôr em prática!

Beijinhos e até mais!

Deixe uma resposta