Oiii amores! Tudo bem? Hoje eu vou falar um pouquinho sobre como fazer para definir o seu nicho no Instagram. Frequentemente, quando converso com pessoas que querem ser influenciadores e estão começando, elas não sabem do que elas vão falar, ou seja, qual é o nicho em que vão trabalhar. E você? Sobre o que você vai falar? 

Falar sobre tudo, na verdade, complica muito, pois quando você não tem um assunto central fica difícil você se tornar referência, se tornar um expert da área, ser reconhecido e procurado por algo. Portanto você precisa focar em um assunto só! De fato, quem hoje “fala de tudo” nas redes sociais acaba, na verdade, não falando de nada! 

Enfim, muita gente tem dúvidas sobre “nicho”, sobre qual que vai ser o seu assunto principal.   

Em outro artigo eu falo dos 5 Erros que te impedem de bombar no Instagram, e lá você vai ver como o primeiro erro é não ter um nicho definido. Quanto mais específico for o seu nicho, maiores são as chances de crescer em todas as redes sociais.

“E focar na minha vida pessoal? Dá engajamento?”

Em princípio as pessoas se interessam pela vida pessoal de celebridades, blogueiros, youtubers grandes. Se você está começando agora, sem dúvida você não pode pensar assim. Você precisa primeiro produzir um conteúdo que gere valor na vida das pessoas e sobre isso, fiz uma postagem aqui no blog que você pode acessar clicando aqui! Além deste post, na aba materiais aqui do site, tem uma aula exclusiva sobre “planejamento de conteúdo”! Também vale a pena dar uma olhada!

Você tem um nicho no Instagram?

De fato, muitas pessoas têm dificuldade de escolher o nicho. Por isso, eu vou te dar aqui um guia para te ajudar a descobrir em qual área investir!

nicho no instagram

Pega agora o seu caderno, a sua caneta e anota! Vou fazer algumas perguntas:

1 – Quais são as suas paixões? Quais são os assuntos que você mais gosta? Pode fazer uma listinha. 

2 – O que te deixa mais feliz? Com qual desses itens que você anotou você fica mais empolgado? 

3 – Qual assunto você mais domina? 

4 – Por qual desses assuntos as pessoas te procuram, te reconhecem como especialista? Pergunte para as pessoas a sua volta quais habilidades você tem, de qual assunto elas gostam que você fale, que você ensine. 

5 – O que você se vê fazendo a longo prazo? Com qual assunto você gostaria de se envolver? Porque você vai submergir nele! Ele vai estar muito presente na sua vida!

6 – Em qual desses assuntos você consegue suprir uma demanda de mercado? Pensando nas redes sociais como um trabalho, como uma carreira, como uma profissão, você precisa solucionar um problema das pessoas, ou seja, o seu conteúdo deve levar uma solução. 

Você pode fazer e refazer esse exercício muitas vezes ao longo da sua jornada! 

E assim, você vai descobrindo qual é o seu nicho de mercado. Acho que é bem complicado definir para quem está começando, mas é extremamente importante! Porque só assim você vai conseguir produzir conteúdo em cima disso e se tornar uma referência, um digital influencer! 

Espero ter ajudado!!! 

Beijo!!! <3

Deixe uma resposta